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Como aumentar a vida útil dos pneus

Como aumentar a vida útil dos pneus

Os pneus durante seu tempo de uso absorvem choques e irregularidades do asfalto, sendo as únicas peças do caminhão  a ter contato direto com o pavimento e o que o torna importantes para a boa dirigibilidade. De acordo com  o instrutor do SEST SENAT Roberto Menezes Júnior, manter o cuidado adequado com os pneus é fundamental para os transportadores. “Infelizmente, muita gente foca em questões técnicas, mas o comportamento também é importante para a preservação dos pneus e do veículo como um todo”.
Roberto Menezes Júnior relata  que condutas adequadas e seguras na direção ajudam a aumentar a vida útil dos pneus e reduzir o consumo de combustível, além, é claro, de aumentar a segurança. “O pneu é a segunda maior despesa do transportador, depois do combustível. Imagina um rodotrem, que tem rodas gêmeas: antecipar a substituição dos pneus significa uma despesa de R$ 1.500 a R$ 2.000.”
Fique atento aos cinco principais pontos que merecem atenção dos transportadores e dos gestores de frota.

1 – A Calibragem

Uma lição básica é  a cabragem dos  pneus em períodos regulares, conforme a determinação do fabricante.
 Avaliar a calibragem diariamente é importante pois, dependendo da carga acondicionada no caminhão, o pneu pode perder pressão precocemente. Além, de ajudar a evitar o consumo excessivo de diesel, que ocorre quando o pneu começa a ficar vazio.
Atenção! Tem quem diga que, para pegar a estrada, é interessante calibrar mais do que o recomendado. Mas isso é ruim, porque torna o pneu mais sensível a alguns impactos, e ele acaba deformando. Calibrar além do recomendado também não pode!

2 – O Rodízio dos pneus, balanceamento e geometria

Conforme a orientação do fabricante o rodízio deve ser feito em períodos regulares. “Devido ao pior estado de conservação das rodovias brasileiras, também pode ser bom antecipar o rodízio, mas nunca se deve deixar passar o período recomendado pelo fabricante”, afirma Júnior. De acordo com o instrutor, isso é importante para que haja desgaste regular de todos eles e, consequentemente, para garantir mais segurança.
ATENÇÃO! O balanceamento e a geometria também devem ser feitos com regularidade.

3 –  Frenagem suave

O comportamento do motorista  pode evitar  o desgaste e o risco de tombamento da carga. “Isso está diretamente relacionado ao comportamento do motorista, que deve pensar preventivamente e antecipar as condutas para não gerar travamento das rodas”. Isso também vale para a partida: motorista que, quando arranca, canta pneus também causa danos.

4 – Não exceder a carga

O caminhão deve trabalhar com o peso máximo permitido para o veículo e para a via. O excesso de carga outro fator prejudicial  para os pneus e para o caminhão. Por isso, é importante ter cuidado, também, para não sobrecarregar os eixos, porque gera desgaste irregular.

5 – Recapagem

 Com a recapagem, é possível que o pneu do caminhão continue sendo utilizado para rodar. Mas, na hora de contratar esse serviço, Júnior destaca: busque empresas credenciadas pelo Inmetro para garantir mais segurança. “Essas empresas trabalham conforme as recomendações do fabricante, a legislação e as normas técnicas brasileiras”, destaca.
Atenção! Quando a banda de rodagem está desgastada, é hora de tomar providências.

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